terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dom Rua (Final)



  Miguel Rua foi ordenado padre no dia 29 de julho de 1860 por dom Balma, auxiliar do arcebispo Fransoni, que estava no exílio. Foi ordenado na vila do barão Bianco de Barbania, onde o bispo passava as férias. A vila estava em Caselle, no fundo do vale de Lanzo. Como a via férrea Turim--Lanzo ainda não tinha sido construída, o diácono Rua partiu de Valdocco no dia 28 de julho em companhia de dois jovens clérigos, Celestino Durando e Giovanni Anfossi, e percorreu o caminho a pé, como os pobrezinhos, conta-nos o padre Francesia. 

  No entanto, chegado ao destino, não foi dormir (na manhã seguinte sua cama ainda estava intacta), preferindo passar a noite em oração. No dia seguinte, durante a cerimônia da ordenação, na capela de Santa Ana da vila, seu comportamento conseguiu “arrancar as lágrimas” de alguns presentes, a crer nas expressões um tanto sentimentais do seu biógrafo Francesia. Sem Dom Bosco, não temos um Dom Rua, como nos transmitiu a história.

  A mesma história indica também que sem uma grande e decisiva contribuição de Dom Rua às obras de Dom Bosco, eles não teriam conseguido realizar o que com efeito realizaram. No dia 29 de outubro de 1865: é eleito “prefeito geral” da congregação: ou seja, faz as vezes do Reitor Mor na sua ausência; Administra as entradas e saídas do dinheiro da casa;  Cuida dos bens móveis e imóveis e seus rendimentos;  Numa palavra:  é o “centro de tudo”;  Nesta tarefa consome os melhores anos de sua vida (dos 28 aos 48 anos).

  Nos 4 CG (Capítulo Geral) dá sua grande  e competente contribuição: do CG1 (1877) é  Regulador e preside a comissão sobre a vida comum. Do CG2 (1880) é Regulador  -  confirmado prefeito general por unanimidade.  No CG3 (1883) preside várias assembléias e a comissão sobre “a moralidade entre os socios”. No CG4 (1887) substitui Dom Bosco como presidente do Capítulo Geral. 

  Por muitos anos administra as  Leituras Católicas e  a livraria. Cuida diretamente da secção dos aprendizes de Voldocco com as oficinas. 1869-1875 é  mestre de noviços. Aos 28 de janeiro de 1884 é convidado por  Dom Bosco para substitui-lo na sua ausência por causa de viagens programadas. No verão Dom Bosco pede que Dom Rua o substitua «em tantas coisas», mas o libera de outros empenhos locais e congregacionais.

  No dia 19 de setembro: discussão capitular sobre o lugar da  (provável iminente) sepultura de Dom Bosco. No dia 3 de outubro: Dom Bosco preside em San Benigno reunião do Capítulo superior. Final de 1884: nomeação papal do Dom Rua com a livre indicação de Dom Bosco. 24 de setembro de 1885: comunicação ao Capítulo Superior da nomeação do Dom Rua como vigário de Dom Bosco. 1887 praticamente substitui Dom Bosco em quase todos os acontecimentos da Congregação e preside reuniões do Capítulo Superior.

  Dom Rua e Dom Bosco: Duas personalidades diferentes, se revelam complementares no pensamento e na ação. Frágil, nobre e austera figura de Dom Rua obscurecida pela dominante, animada e cativante figura de Dom Bosco: mas Dom Rua foi feliz em permanecer à sombra do fundador. A congregação SDB (e o Instituto das FMA) de 1888 eram o resultado da sua ação conjunta. 
  O longo tirocínio com Dom Bosco preparou o Dom Rua para tornar-se um ótimo Reitor Mor, de uma congregação de fundamentos sólidos,  mas que precisava ser organizada, consolidada e desenvolvida.  
  Conclusão: Dom Rua ficou com Dom Bosco, como Dom Bosco era. Não quis mudar Dom Bosco, mas ser como ele era. Diferente da concepção pós moderna. A gente vai para uma lugar, até uma congregação religiosa, não conhece nada dela e já quer mudar.


Quando Dom Bosco morreu
Ano
Salesianos de Dom Bosco
Filhas de Maria Auxiliadora

Professos
Noviços
Casas
Professas
Noviças
Casas
1888
773
276
58
415
164
54








Quando Dom Rua morreu:
1910
4.001
371
387
2.716
286
320

Essa é a conclusão de fidelidade!

As duas partes do texto sobre o Beato Miguel Rua foram produzidas por: 



Pe. Narciso Ferreira, SDB, da Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Auxiliadora. Atualmente ele é diretor da comunidade salesiana de Pindamonhangaba-SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...