domingo, 18 de maio de 2014

Um santo à moda de Dom Bosco!

São Leonardo Murialdo

Nasceu em Turim no dia 26 de outubro de 1828. Ali viveu praticamente toda sua vida e ai morreu em 1900. Em 18 de Maio de 2004 foi canonizado por São João Paulo II.

Reflito com vocês como Deus é bondoso para com a humanidade e não cessa de suscitar pessoas que são verdadeiras testemunhas de amor e caridade aos mais pobres e necessitados, ou seja, os preferidos seus. Assim como nosso santo pai Dom Bosco, Leonardo foi um homem que passou por grandes provações para conseguir levar suas metas e obras adiante, mas nunca como ele nunca duvidou da experiência da Divina Providência.

Da mesma região de nosso fundador, Murialdo também perde o pai na infância e sua mãe Dona Tereza, uma senhora muito piedosa o encaminha para uma escola católica a fim de formá-lo no caminho do bem e que o mesmo construísse uma vida digna com seus esforços. Diferente de Dom Bosco, o jovem Murialdo teve o apoio de toda a família.

O jovem é um exemplo de sabedoria, se destaca nos cumprimentos aos deveres e entre os jovens é um grande líder. Possui uma sensibilidade caritativa fantástica que o torna admirado por muitos.

Ainda jovem toma a decisão de ser sacerdote e como um bom filho procura sua mãe, a fim de comunicá-la e pedir-lhe conselhos. Sua mãe fica muito feliz e o deixa seguir esta tua vontade com muita alegria. Depois de vestir sua batina Murialdo cada vez mais procura ajudar os pobres, principalmente os jovens e crianças. Como Dom Bosco, cria um oratório e acolhe nele muitos jovens daquela redondeza, chamando assim atenção de todos que moravam ali e principalmente dos pequenos marginalizados.

Dom Bosco ao encontrá-lo fica muito feliz e percebe em Murialdo a grande capacidade de atrair a juventude. Não pensou duas vezes nosso pai, que como sempre já prevê o grande trabalho que o jovem clérigo pode realizar. Em um próximo encontro, ao conversar com ele logo o confia o oratório de São Luis, que com pouco tempo produz belíssimos frutos com os jovens acolhidos por ele. Porém, Murialdo não se conforma que os jovens o procure e logo toma a iniciativa de ir ao encontro deles, os convidando a participarem do oratório de Dom Bosco. Como nosso pai e mestre, ele incita os jovens no amor pela música, teatro, esporte, arte, e em tudo que os fizesse sentir-se bem e os transformar-se em bons cristãos e honestos cidadãos preparados para a vida. Percebemos neste santo que em quase tudo na sua vida, há uma “pitada” do carisma salesiano e da vida de Dom Bosco.

Dom Bosco acredita no potencial de Leonardo, entretanto mesmo sabendo que poderia tornar-se um exímio salesiano, deixa-o livre na suas escolhas, aconselhando-o a se colocar nas mãos de Deus que o indicaria o caminho que devia seguir. Percebe-se aqui em nosso fundador um homem que procura discernir a vontade de Deus.

O santo depois de receber o conselho de Dom Bosco, partiu para Paris a fim de se especializar em Teologia e ali descobre muito mais dons recebidos do bom Deus e começa a formular em seu coração o desejo de criar algo que pudesse externar todo seu amor pelos pequenos. Ao regressar a Turim, vibrando pelas atividades do oratório, recebe o convite de assumir o cargo de superior do colégio de Artigeanelli. No inicio tem um pouco de resistência, por que na sua humildade se reconhece pequeno e incapaz de tal função, mas com a insistência do antigo superior que confiava muito nele, aceita este serviço. Ali passa por poucas e boas, todavia, mais uma vez age com uma atitude salesiana que é a confiança na Divina Providência que nunca deixou faltar nada aos seus filhos. Sentindo-se tocado pela ação do Espírito Santo e pelo enorme desejo de continuar seu projeto de caridade, convida outros padres, clérigos e jovens e funda uma nova congregação, chamando-os de Josefinos de Murialdo que possui como fonte inspiradora o trabalho simples de doação e corajoso de São José.

Muitos brincam que os Josefinos são primos ou parentes dos salesianos, porém tal afirmação não é vã, pois isso só afirma o quanto os mesmos estão ligados a família salesiana, e que o carisma destes nossos irmãos possui grandes traços de nosso pai Dom Bosco: o amor pelos jovens, especialmente os mais pobres e necessitados, ou seja, os preferidos do bom Deus.




Welligton Abreu,


salesiano pós-noviço da 
Inspetoria São Domingos Sávio – Manaus, AM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...