terça-feira, 13 de maio de 2014

Um projeto ontem e hoje.


Madre Mazzarello e o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora:
um projeto ontem e hoje


Maria Domingas Mazzarello primeira filha de José Mazzarello e Maria Madalena, nasceu no dia 9 de maio de 1837 em Mornese, um povoado do Piemonte, ao norte da Itália. Maria Mazzarello,mais conhecida por Maín, cresceu no campo, mas não pôde frequentar o colégio que era muito caro, todavia encontrava-se na catequese e aos seus 13 anos fez sua primeira Eucaristia. Maín era de uma família muito pobre, porém o que lhe era mais valoroso era a vida de oração, onde sempre foi uma referência de dedicação, força e nada a impedia de ir ao encontro de Jesus na Eucaristia. Ajudava sua mãe nos trabalhos domésticos e seu pai nos trabalhos árduos da vinha. No intervalo do seu trabalho, contemplava a natureza e dirigia seu olhar para Jesus.Todas as tardes, da janela do seu quarto tinha os olhos fitos na Igreja, onde rezava, assim antes da ceia toda a família se reunia para rezar com Maín. Além de ser uma referência de força e piedade, Maín era vaidosa, gostava muito de comprar vestidos novos e usar sapatos de verniz que estavam na moda, mas depois compreendeu que o importante não era o “ter”, mas o “ser”.

No ano de 1858, aos seus 21 anos, sua casa foi invadida por ladrões que roubaram todas as economias da família, assim seu pai decidiu que a família mudaria para Mornese. Em Mornese uma nova etapa da vida de Maria Mazzarello se inicia com a missão do apostolado, onde se integra ao grupo das Filhas da Imaculada.

Em 1860 na guerra, as epidemias se sucediam e aos 23 anos de idade Maria Mazzarello contrariu a doença do tifo, assim tomada pela fraqueza da doença não pôde trabalhar no campo, porém sentia que uma nova missão lhe esperava.

Maria Mazzarello teve uma visão, onde lhe aprecia muitas meninas numa grande casa e uma voz que dizia: “Eu confio a você”! Assim se realizou a missão de Maria Mazzarello, que juntamente com Petronila reunia as meninas ensinando-as a costurar, acolhendo-as com um lar e oratório festivo àquelas que não tinham família e um lugar para morar. Em 1864 aquele povoado se prepara para acolher Dom Bosco, um encontro que para Maria Mazzarello foi a resposta de Deus na sua missão apostólica, onde sem grandes dificuldades, catorze jovens, junto com Mazzarello prometeram entregar toda sua vida a serviço da educação das jovens, assim como Dom Bosco já fazia com os meninos. Dessa forma no dia 05 de agosto de 1872 Dom Bosco e Maria Mazzarello fundaram o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA – Irmãs Salesianas) e assim várias casas foram se abrindo em todos os lugares do mundo onde as meninas e jovens tinham necessidades delas.

Maria Mazzarello foi uma mulher sábia, que na alegria e na simplicidade de sua vida soube ouvir a voz de Deus no cotidiano, colocando-se inteiramente no projeto que Deus lhe confiava, dedicando sua vida aos mais necessitados desde cedo e até o fim. Irmã Maria Domingas Mazzarello faleceu com 44 anos em Nizza Monferrato no dia 14 de maio de 1881, entregando toda sua vida e suas forças a Deus e aos jovens.

Mazzarello nos deixou um grande ensinamento e exemplo de vida, que consiste numa única palavra: Santidade. Sua santidade era a alegria de viver, de doar sua vida àqueles que mais necessitavam e de ter algo muito valoroso, que era Deus e sua família.

Atualmente o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora é constituído por 81 inspetorias (áreas administrativas) espalhadas em cinco continentes. É desta forma que o Instituto continua realizando o projeto e a missão deixada por Dom Bosco e Madre Mazzarello em vários lugares, dentre estes na cidade de Lorena no estado de São Paulo, onde a presença e a missão salesiana é muito forte e muitos jovens sentem-se chamados a seguir Jesus num projeto maior. Foi neste projeto de Deus confiado a Maria Mazzarello no ano de 1872 que hoje faço parte.

No ano de 2009 tive a oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho missionário no Oratório São Luís realizado pelos Salesianos de Dom Bosco na cidade de Lorena onde morava, assim senti-me chamada a buscar um novo projeto que até então não fazia parte dos meus planos, porém nessa busca percebi que o que dava sentido a minha vida era doar -me a serviço dos mais pobres e necessitados. Assim no ano de 2012 entrei na congregação das Filhas de Maria Auxiliadora na cidade de São José dos Campos na etapa do voluntariado. Hoje resido na cidade de Porto Alegre-RS no segundo ano do aspirantado, juntamente com mais nove aspirantes que desejam dar sentido para sua vida respondendo o chamado de Jesus Cristo no cotidiano e colocando-se inteiramente na missão em meio aos jovens.

Deus tem um sonho para cada um de nós, mas só descobriremos qual é esse sonho colocando-nos abertos para escutar a voz de Deus que ressoa em nosso coração e prontas para acolher a missão que Deus nos confia a exemplo de Maria Mazzarello façamos de nossa vida hoje uma santidade, que consiste na alegria de viver.


Alana Domingues Moreira. 19 anos

Aspirante Salesiana FMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...