sábado, 22 de setembro de 2012

José Calasanz e 31 Companheiros Mártires.


“Assassinados pela fé em Cristo, mortos porque membros da Igreja”. Com estas palavras o Papa João Paulo II, a 11 de março de 2001, na Praça São Pedro iniciava a homilia de beatificação de 233 mártires espanhóis.  Ambos perseguidos e violentamente assassinados, cada um ao seu modo, pela Guerra Civil que marcou o país ibérico de 1936 a 1939. Três anos marcados por ásperas ideologias anárquicas e milicianas que incitavam o anticlericalismo. Durante este período de inúmeras incursões contra a Igreja grande foi o número de sacerdotes, religiosos, religiosas, além leigos comprometidos que seguiram o batismo vermelho.

Hoje 22 de setembro celebramos com especial carinho uma parcela desses homens e mulheres que movidos pela fé no Ressuscitado não temeram a morte. São eles José Calasanz e seus 31 companheiros mártires, ambos unidos pela fé em Cristo e o carisma de São João Bosco. Destes 31, 15 são sacerdotes salesianos; 7 salesianos irmãos (coadjutores); 6 salesianos clérigos (em formação ao sacerdócio); 2 irmãs salesianas (Filhas de Maria Auxiliadora); e, um colaborador leigo. Com exceção de um deles, assassinado em 1938, todos os demais nasceram aos Céus no ano de 1936.  
Consta lembrar que aqui não cessa o número de membros da Família Salesiana mortos durante a Guerra Civil Espanhola, ao todo foram 95 mártires. Todavia, estes foram divididos em 2 processos canônicos (inicialmente 3). O primeiro grupo é este de 32 beatos salesianos que hoje celebramos, todos estes da localidade de Valência. Já o segundo grupo é composto pelos mártires das regiões de Sevilha e Madri.

 
Nós, porém, somos cidadãos dos céus. É de lá que esperamos ansiosamente o Senhor que transformará o nosso singelo corpo em corpo glorioso”. (Cf. Fl. 3, 20-21).
Caríssimos, que a fidelidade desses bem-aventurados mártires nos impulsione a confiança no Senhor da Vida, e que a intercessão de cada um deles nos leve a compreender os desígnios da Bondade e do Amor.
 
Por Magno Fonzar, noviço salesiano.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...