sábado, 15 de setembro de 2012

Dom Bosco: Um mestre para a educação



"Ele sentia ter recebido especial vocação e ser assistido e quase guiado pela mão, no modo de atuar a sua missão, pelo Senhor e pela intervenção maternal da Virgem Maria. A sua resposta foi tal que a Igreja o propôs oficialmente aos fiéis como modelo de santidade".
 
"Tanto espírito de iniciativa é fruto de uma profunda interioridade. Na Igreja e no mundo a visão educativa integral, que vemos encarnada em João Bosco, é uma pedagogia realista da santidade. Urge recuperar o verdadeiro conceito de 'santidade', como componente da vida de todo crente. A originalidade e a audácia da proposta de uma 'santidade juvenil' são intrínsecas à arte educativa deste grande santo, que pode ser justamente definido 'mestre de espiritualidade juvenil'".
 
"O seu particular segredo foi o de não frustrar as aspirações profundas dos jovens (necessidade de vida, de amor, de expansão, de alegria, de liberdade, de futuro), e, ao mesmo tempo, de levá-los, gradual e realisticamente, a experimentar que só na 'vida de graça', isto é, na amizade com Cristo, se realizam os ideais mais autênticos".

Beato João Paulo II, Pp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...