terça-feira, 30 de setembro de 2014

Dom Bosco educador amigo - VIRTUDES DE DOM BOSCO

Dom Bosco educador: amigo

Dom Bosco educador era amigo dos jovens, dos educandos.!
Segundo Aristóteles, a amizade é uma virtude, talvez a mais necessária, já que os bens que a vida oferece não podem ser conservados nem usados sem os amigos. Assim também é a educação: talvez uma das coisas mais necessárias à vida, já que um homem educado é livre, autônomo, capaz de obter todo o resto necessário para viver bem e feliz. Assim o era também Dom Bosco: virtuoso na educação.
O filósofo diz ainda que a amizade pode ser fundada na utilidade ou no prazer, podendo acabar. Porém, a amizade fundada no bem é a mais estável e firme, portanto a verdadeira. Assim também é a educação: deve ser fundada no bem, e não na atitude egocêntrica de quem espera algum retorno. O bem do educando deve ser a motivação suficiente para mover o educador aos mais variados esforços, ao uso da mais densa criatividade. Assim o era também Dom Bosco, empenhado pelo bem do jovem, sem fazer juízos e sem esperar nada em troca. Era verdadeiro.
O Estagirita também considera a amizade como uma comunidade ou participação solidária de várias pessoas em atitudes, valores ou bens determinados, o que representa bem a comunidade educativa: várias pessoas empenhadas em transparecer valores por meio de conteúdos e atitudes. Assim era Dom Bosco. Assim ele reuniu mais educadores com o mesmo sonho, as mesmas atitudes, a mesma missão. Era participativo, solidário.
Por fim, Aristóteles afirma que a amizade não se identifica com o amor, que pode ser limitado e condicionado pelo prazer da beleza e pode ser seletivo. A amizade é um hábito, uma disposição ativa e compromissiva da pessoa, assim como deve ser a educação: um hábito, uma disposição, uma cultura de compromisso dos educadores para com o bem do educando. E assim o era também Dom Bosco: comprometido.
Dom Bosco educador: virtuoso, verdadeiro, participativo, solidário, comprometido... enfim, amigo!




Por:
Fabiano Carvalho de Oliveira, SDB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...