quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Homem de profunda união com Deus - Virtudes de Dom Bosco




Dom Bosco: homem de profunda união com Deus
 
O meu encontro com Dom Bosco marcou profundamente minha história vocacional, foi uma paixão à primeira vista, que me levou a conhecê-lo e amá-lo intensamente. O seu olhar fascinou meu coração e o seu amor de pai preencheu minha alma. E a partir desse encontro, deixei tudo para abraçar o seu projeto apostólico de ser na Igreja sinal e portador do amor de Deus aos jovens, especialmente aos mais pobres. Por graça de Deus me fiz salesiano para gastar minha vida pela salvação da juventude, motivado pela atitude do Bom Pastor que exalava do coração apaixonado de Dom Bosco.
Durante esses anos de formação na Congregação Salesiana aprofundando no conhecimento de Dom Bosco, a respeito de sua história, carisma e espiritualidade.  Sinto-me atraído pela sua vida interior, pois, era um homem voltado para o céu, mas enraizado na realidade dos jovens. Dom Bosco me ensina a encontrar Deus nas coisas ordinárias da vida e a viver na sua presença. Era um grande mestre de vida espiritual, seu amor envolvia a todos e seu exemplo de vida arrastou multidões. Na minha vivência espiritual tenho muito presente a figura de Dom Bosco como pai que me indica o caminho do céu e que é possível ser santo nos dias hoje.
O que mais deslumbra-me na vida interior de Dom Bosco é a sua fé plena na providência divina, pois, viver de fé significa abandonar-se com confiança alegre no Deus que se revelou em Jesus Cristo, a ponto de viver as situações de modo salvífico, ou seja, acolher todas as circunstâncias da história, permitindo que Deus manifeste nela a sua ação salvadora, portanto, a fé é a raiz profunda de sua vida espiritual, do seu diálogo com Deus, da sua operosidade de apóstolo. Não há dúvidas de que, em Dom Bosco, a santidade refulge em suas obras, mas é certamente verdade que as obras são apenas uma expressão da sua fé. Portanto, ao lado de uma intensa atividade pastoral, Dom Bosco era “profundamente homem de Deus, cheio dos dons do Espírito Santo, vivia como se visse o invisível” (Const. 21).    
Todos nós cristãos somos convidados à “união com Deus” que é viver a própria vida em Deus e na sua presença. Dom Bosco dá força evangélica à própria vivência, faz da transmissão da fé em Deus a razão da própria vida, segundo a lógica das virtudes teologais: com a fé, que é sinal fascinante para os jovens, com a esperança, que se torna palavra luminosa para eles, com a caridade, que se faz gesto de amor pelos mais pobres.
 Ter encontrado Dom Bosco foi à coisa melhor que poderia acontecer em minha vida. Sou muito feliz por ser salesiano de Dom Bosco e louvo a Deus pelo dom da vocação salesiana. Vale apena seguir Jesus nos passos de Dom Bosco. Expresso todo meu amor e gratidão ao nosso pai e fundador que celebramos o seu aniversário natalício em 16 de agosto. E que Maria Auxiliadora, cuja, Dom Bosco era devoto e apaixonado, interceda por nós junto a Deus. Viva Dom Bosco, Pai e Mestre da Juventude!

“Dom Bosco jovem, teu nome é uma canção.
Dom Bosco jovem, te amamos de coração”.



Marcelo Manoel, SDB
Estudante de Teologia

São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...