segunda-feira, 23 de junho de 2014

São José Cafasso: diretor espiritual e mestre de Dom Bosco

“A virtude extraordinária do Padre Cafasso foi a de praticar constantemente e com fidelidade maravilhosa as virtudes ordinárias” (Dom Bosco).


José Cafasso nasceu no dia 15 de janeiro de 1811 em Castelnuovo d’Asti. Foi o terceiro de quatro filhos. Pequena estatura, olhos brilhantes, ar afável e o rosto angelical, lhe caracterizava. Aos 16 anos entrou para o seminário e vestiu por primeira vez sua sotaina (batina). Fez os estudos em Chieri e em 1833 foi ordenado sacerdote. Mais tarde, para aperfeiçoar sua formação sacerdotal e pastoral, entrou para o colégio Eclesiástico. O ensino recebia grande atenção e visava formar bons confessores e hábeis pregadores. Ao morrer o Cônego Guala, José foi aclamado por unanimidade para substituí-lo, e manteve esse cargo durante 12 anos, isto é, até sua morte. José estudou e aprofundou a espiritualidade de São Francisco de Sales, que depois transmitiria de modo especial a um estudante: João Bosco. Padre Cafasso, foi seu diretor espiritual de 1841 a 1860, contribuiu para formar e orientar a personalidade e a espiritualidade de Dom Bosco e também materialmente, considerado pelos Salesianos um dos maiores benfeitores.                  
“A Pérola do Clero italiano” - assim chamado por Pio XI - era prudente, reservado, mestre de espírito, foi diretor espiritual de padres, leigos, políticos, fundadores. Também fez parte de seu apostolado acompanhar presos e os condenados à morte. Ele dizia constantemente que tinha três amores: a Jesus Sacramentado, à Santíssima Virgem e ao Papa.                                                                   
Morreu em Turim dia 23 de junho de 1860, com 49 anos, sendo apontado como “modelo de vida sacerdotal”. Foi Beatificado por Pio XI em 3 de maio de 1925, e canonizado por Pio XII em 22 de junho de 1947.


                   



Eduardo Willian,
hoje vive em Pindamonhangaba,
no interior paulista, como aspirante salesiano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...