quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Santo do Amor - VIRTUDES DE DOM BOSCO

Santo do Amor
Se tiver uma expressão que define toda missão de São João Bosco é o Amor. 
Toda vez que olhamos para a vida deste santo, observamos que em tudo o Amor se fez presente. Um homem que tinha uma ligação intensa com Deus e com sua fé inabalável sempre procurou viver esse amor de forma tão concreta e presente na vida dos jovens. Jovens, esse o qual dedicou inteiramente toda a sua vida com todo amor e carinho que dispunha.
Dom Bosco era amado por esses jovens e dizia a quatro ventos: “com a bondade e o amor, eu procuro ganhar estes meus amigos para o Senhor”. Para dar um pouco de conforto a esses, Dom Bosco abnegou seu pouco dinheiro, seu tempo e, também, sua saúde. Um homem simples, porem cheio do Espírito Santo, sabia como ninguém, entender o coração dos jovens, respeitá-los e orientá-los. Seu maior dom foi amá-los e incentivá-los a uma vida digna e santa. Soube como ninguém partilhar em tudo a vida dos jovens.
E nós jovens quando olhamos para a figura deste santo só nos vem em mente a figura do Bom Pastor, aquele que dá a vida pelas suas ovelhas. Um homem que lutou ate o fim pela salvação das almas. Um santo do qual a juventude tanto amada por ele deve cada vez mais espelhar-se, para assim construir uma vida de santidade, onde reine o amor e a alegria.
Dom Bosco é pai porque soube estar presente na vida da juventude, é mestre porque em nada deixou de conduzir seus filhos ao encontro de Deus. Por isso que a Igreja reza: "Deus suscitou São João Bosco para dar à juventude um mestre e um pai".
"Aos nove anos, Nossa Senhora me disse: A seu tempo tudo compreenderás. Agora lançando um olhar para minha vida passada, parece-me de fato compreender, compreender tudo... Valia a pena fazer tatos sacrifícios, tanto trabalho pelas almas dos jovens..." deixou-nos numa madrugada do dia 31 de janeiro de 1888, e aos salesianos que velavam em redor de seu leito murmurou: "Façamos o bem a todos, o mal a ninguém!... Digam aos meus meninos que os espero a todos no céu".
Dom Bosco foi homem santo. Santo dos jovens. Santo do amor. Sabia que o amor ao próximo é importante para uma vida dedicada a Deus.
Que a juventude possa cada vez mais assumir, com veemência, a verdadeira responsabilidade de ter e sentir o amor ao próximo, a exemplo do santo da juventude.

 
Demmes Almeida  
Secretário Conselho Nacional da AJS



*Fonte Biografia de São João Bosco e memórias do Oratório de São Francisco Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...