terça-feira, 6 de novembro de 2012

A BUSCA DA SANTIDADE: Alegria, Piedade e Cumprimento dos deveres

    O mundo atual desvela diante de nós muitas propostas que nos mostram opções de como trabalhar, ganhar dinheiro, relacionar-se, adquirir conhecimento, divertir-se, enfim, de como viver. O interessante é que muitas dessas propostas não eram opções há alguns anos, assim como muitas outras de tempos passados não são mais feitas nos dias de hoje.
   Por exemplo, no passado, se eu perguntasse a um salesiano como poderia saber mais sobre Dom Bosco, após me dar algumas informações iniciais, ele me indicaria algum livro, ou então me presentearia com um; hoje, diante da mesma questão, o salesiano certamente me indicaria sites e blogs, como o “Santidade Salesiana” e o SDB.org, me daria seu e-mail, me adicionaria no facebook e, por último, me indicaria um livro. Isto porque com a mudança dos tempos surgiram diversas opções de comunicação e de aquisição de conhecimento.
Hoje eu venho propor a você, meu caro amigo leitor, algo que já nos foi proposto há muito tempo por Deus, ensinado por Jesus Cristo e atualizado por santos como São João Bosco, mas que atualmente parece ficar entalado na garganta das pessoas, como se sentissem vergonha de falar sobre o assunto. Proponho a você a vida em SANTIDADE.
No antigo testamento o Senhor fala: “Sede santos porque Eu Sou santo.” [Lv 11, 44b]. O caminho da santidade foi ensinado por Jesus Cristo que o resumiu ao mandamento do amor: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” (cf. Mc 12, 29-33) ao qual todo Cristão se compromete em seguir. Porém, como diz o ditado italiano “tra il dire e il fare c’è di mezzo il mare” (“Entre o falar e o fazer existe, no meio, o mar.”), os critãos muitas vezes afastam-se deste compromisso de amor. A santidade consiste, então, na busca de conformar cada vez mais sua vida a esse Mandamento do Amor que é a vontade de Deus para toda a humanidade, orientando-se pelo Evangelho de Jesus Cristo.
Para pormos em prática essa busca e progredirmos em santidade, a Igreja, por meio de suas orientações e dos testemunhos de vida dos santos com os seus ensinamentos, nos propõe algumas “fórmulas” que nos dão orientações práticas de como estarmos sempre próximos de Deus. Cada santo mostra, por seu testemunho de vida e por aquilo que transmitia às pessoas, uma forma diferente de buscar a santidade.
Vamos ver, então, uma dessas formas de buscar a santidade, a qual eu escolhi para seguir, que foi transmitida por Dom Bosco a todos os seus educandos e que vem dando muitos frutos.
  Para Dom Bosco a santidade era conseguida no cumprimento de três requisitos: estar sempre alegre, buscar sempre estar em contato com Deus (piedade) e o cumprimento dos deveres. Algo simples, mas que tem de ser realmente compreendido e atenciosamente cumprido para que surta o efeito desejado. Sendo assim, façamos uma rápida análise desses elementos:

·           Alegria: A alegria falada por Dom Bosco não é apenas aquela das brincadeiras, da música e da festa, fatores inegavelmente muito importantes, mas passageiros. A alegria que nos leva à santidade vem da nossa amizade com Deus, da nossa permanência na Sua presença, do fato de termos a consciência limpa por buscar sempre fazer o melhor para os nossos irmãos e para nós mesmos.
Dom Bosco sempre educava seus jovens a demonstrarem essa santa alegria e afirmava que ela também era adquirida com a frequência aos sacramentos da Confissão, que dava a certeza do perdão dos pecados e da reconciliação com Deus, e da Eucaristia, alimento e fortaleza da alma.

·           Piedade: Para manter-se sempre alegre pela intimidade com Deus, Dom Bosco propunha a seus educandos frequentes práticas de piedade, tais como: récita do terço, frequência no sacramento da Confissão, comungar sempre que possível (na época, comungava-se apenas com a autorização do confessor), a missa nos domingos e dias santos (Natal, Páscoa, festas dos santos, etc.), oração pessoal e diálogo com Deus, retiros e exercícios espirituais (geralmente eram realizados em determinados períodos do ano), e outras.
No entanto, a piedade para Dom Bosco era falsa se não fosse acompanhada de práticas de caridade concretas. Por isso dizemos que os salesianos e seus educandos somos preparados para sermos contemplativos na ação, fazendo de nosso trabalho uma continuidade da nossa oração.

·           O cumprimento dos deveres: Na Santidade Salesiana o cumprimento dos deveres não se dá apenas em fazer as suas obrigações. Os deveres, na visão de Dom Bosco, perpassam também todos os valores morais. Por exemplo, se você faz todos os seus trabalhos escolares, esforça-se no estudo e busca tirar boas notas, você está avançando na sua santidade. Contudo, se você faz tudo o que eu falei, mas não joga o lixo na lixeira, não se preocupa com a ecologia, não respeita os mais velhos, você está perdendo grandes chances de avançar na sua intimidade com Deus.
O cumprimento dos deveres é o aspecto que implica a totalidade daquilo que você é e faz; é a busca por utilizar de forma edificante todo o tempo que você tem; é não ter vergonha de mostrar sua religiosidade em tudo o que você faz e onde você estiver; é respeitar e valorizar as diferenças (religiões, estilos, orientação sexual, cor da pele, culturas, etc.); é divertir-se de maneira santa e não prejudicial a você mesmo e a seus irmãos. Em resumo, cumprir os deveres é ter bom senso para exercer seu papel de “bom cristão e honesto cidadão”.
Meu querido amigo leitor, esta proposta de santidade é muito simples, mas bastante eficaz. Espero que ela seja acolhida por você para que todos nós, eu, você e os santos salesianos, possamos nos encontrar no céu algum dia.






Raimundo Luan Hadney de Luna Gonçalo,
Noviço Salesiano da Inspetoria do Nordeste.
Natural de Juazeiro do Norte, Ceará.










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...