segunda-feira, 22 de outubro de 2012

João Paulo II, Ex-aluno Salesiano?



Em sua juventude, Karol Wojtyla teve uma importante experiência religiosa que marcou profundamentesua vida espiritual, refletindo depois também em seu pontificado.

Paróquia Salesiana de Santo Estanislau Kostka
Cracóvia
Um famoso movimento, denominado “Rosário Vivo” atraía muitos jovens poloneses até a Paróquia Salesiana de Santo Estanislau Kostka, no bairro de Dębniki, região central de Cracóvia. Entre eles, o jovem Karol foi atraído por este movimento mariano - iniciado por Jan Tyranowski, que desde então tornou-se o guia espiritual de Wojtyla em sua juventude. 

Jan Tyranowski
Guia Espiritual de Karol Wojtyla

Tyranowski era muito conhecido por sua animação e espiritualidade, como podemos ler na biografia de João Paulo II: “Era ele quem organizava o rosário vivo com os jovens, dividindo-os em grupos e promovendo discussões espirituais e teológicas”.
Como guia espiritual, Jan Tyranowski teve participação efetiva no discernimento vocacional de Wojtyla. Indicou-lhe a ler o Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem de São Luís Maria Grignion de Montfort, o que deu forma à sua piedade mariana. Também foi muito importante quando auxiliou o jovem Wojtyla a discernir sua opção em entrar para o seminário diocesano e não para o Carmelo, depois de se encantar com os escritos de São João da Cruz e sua mística. Depois, como papa, João Paulo II mantinha em seu apartamento, no Vaticano, uma foto do amigo Jan Tyranowski, a qual lhe recordava as boas lembranças de sua amizade espiritual.

João Paulo II em sua visita
à Turim 1988
Em sua visita à Turim, em setembro de 1988, João Paulo II citou em seu discurso aos jovens a bela e marcante experiência que trazia de quando jovem em uma Paróquia Salesiana: “Sabe-se bem que os anos decisivos da minha vida foram passados numa Paróquia de Salesianos, a Paróquia de Santo Estanislau Kostka de Cracóvia; vivi a minha conversão justamente no ambiente dessa Paróquia Salesiana... e, vindo aqui, nestes lugares onde nasceu o Salesianismo, revivo a experiência vivida do meu encontro com os Salesianos, com João Bosco”. Foi em uma casa Salesiana que Wojtyla discerniu as primícias de sua vocação, que depois assumiria a Cátedra de Pedro, como seu sucessor por 27 anos.

João Paulo II
Colle Don Bosco 1988
Pois bem, como podemos observar no Art. 1 do Estatuto da Confederação Mundial dos Ex-Alunos, são considerados Ex-alunos de Dom Bosco todosaqueles que  frequentaram “um Oratório, uma escola ou qualquer outra Obra Salesiana”, tendo recebido nela uma especial preparação para a vida.


João Paulo II diante das
relíquias de Dom Bosco


   Assim, podemos nos alegrar em dizer que SIM, JOÃO PAULO II foi um Ex-aluno de Dom Bosco, e pode ser considerado como mais um intercessor de nossa Família Salesiana!



Referências:

CONFEDERAÇÃO MUNDIAL DOS EX-ALUNOS E EX-ALUNAS DE DOM BOSCO. Estatuto. Tradução de Pedro Facone. Roma, 1990.
RICCARDI, Andrea. João Paulo II: a biografia / Andrea Riccardi; [tradução António Maia da Rocha]. – São Paulo: Paulus, 2011.
SALESIANOS DE DOM BOSCO. Disponível em <http://www.sdb.org/pt/Dom_Bosco/Don_ Bosco/Dom_Bosco_Papas>. Acesso em 20 out. 2012.


  

Lucas Henrique Leite,
Noviço Salesiano da Inspetoria de São Paulo,
atualmente em Curitiba-PR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...